STEEL FRAME é tão seguro quanto alvenaria convencional?
- Vitor Ambrosini
- Jun 20, 2024
- 2 min read
Updated: Jan 27, 2025

Há uma grande preocupação no Brasil quando se fala sobre métodos construtivos diferentes da alvenaria convencional que tanto utilizamos. Um dos principais receios do Light Steel Frame (LSF), ou simplesmente Steel Frame como é mais conhecido, é sua resistência. Para esclarecer essa questão, vamos comparar os dois métodos construtivos:
O modelo mais comum de alvenaria convencional é composto por um "esqueleto" de pilares, vigas, lajes e fundações feitos em concreto e enrijecidos com vergalhões de ferro. Essa estrutura tem a função de dar a sustentação. Sobre ela são feitas as alvenarias de tijolos, esquadrias e outros elementos que possuem a função de fechamento, mas não tem papel estrutural. Em outros casos as paredes também podem ser elementos estruturais, e serem autoportantes. Neste caso é necessário que elas sejam erguidas com blocos estruturais de cerâmica, concreto, ou tijolos maciços, utilizando aço estrategicamente para reforçar pontos que necessitem de auxílio para suportar determinados esforços.
No sistema LSF, são usados perfis e vigas de aço galvanizado em toda a edificação. Dessa forma, a estrutura tem suas cargas distribuídas sobre uma laje ou estrutura equivalente. Em pontos estratégicos são colocados contraventamento e treliças para reforços. Toda a estrutura é ancorada na fundação garantindo que ela não se mova.
Comparando os dois métodos construtivos, percebemos que talvez o mais relevante seja a enorme diferença de peso entre eles. Em valores aproximados (varia de acordo com o projeto), uma casa em LSF pesa algo em torno de 12 toneladas por metro quadrado, enquanto uma casa em alvenaria pesa 50 toneladas. Isso significa que no caso do LSF a estrutura precisa lidar com uma quantidade muito menor de peso, fazendo assim muito menos esforço. Além disso, o peso e os esforços que a casa transfere para o terreno são muito menores.
Um outro ponto relevante diz respeito ao controle de qualidade da construção. Todos os métodos construtivos no Brasil estão sujeitos a normas que regulam qualidade de materiais, resistência, dimensões, entre outros aspectos que garantem a sua segurança. No caso do Steel Frame, o controle de qualidade é realizado desde o projeto até a execução que comumente é feita por mão de obra especializada. Na alvenaria convencional, a falta de projeto e informalidade é muito mais presente. E vale ressaltar que muitas vezes superdimensionar uma estrutura de forma aleatória pode exercer o efeito contrário do esperado.
Dessa forma, podemos concluir sim que é seguro construir em Steel Frame. Trata-se de um sistema construtivo mais leve, sem deixar de garantir a segurança. Além de ser executado de forma rápida, todas as etapas são previamente analisadas antes de execução levando em considerações todas as normas previstas junto aos órgãos competentes.
Na MIRAI Arquitetura você vai encontrar os profissionais que irão lhe ajudar a realizar o seu sonho, seja ele uma casa, uma loja ou um ambiente profissional! Entre em contato e conheça nosso trabalho!





Comments